QR Code: uma tendência que vem crescendo no mercado

QR Code: uma tendência que vem crescendo no mercado

O desenvolvimento de estratégias de Marketing baseadas na ideia de integrar os universos online e offline, criando um padrão de interatividade entre o potencial consumidor e o anunciante, consolidou-se como uma meta a ser alcançada por muitas empresas. Especialmente diante da percepção de uma mudança comportamental do público-alvo, mais diretamente relacionado com novas tecnologias e com a constante utilização de diversidade de telas em suas atividades.

Você sabia que existe uma ferramenta bastante simples e conhecida que pode se tornar um elemento potencializador de tais estratégias? Estamos falando do QR Code, um dispositivo pouco explorado anteriormente, muitas vezes ignorado pelo mercado, mas que finalmente começou a ser explorado pelo mercado de acordo com o seu potencial.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia do COVID-19, especialmente quanto ao que tange ao isolamento social, o mercado se viu obrigado a dialogar de forma direta com o público, tornando o acesso ao seu produto o mais simplificado possível. E nada melhor do que estar a um simples apontamento da câmera embutida no celular. Assim, o recurso que já há muito demonstrava sinais de obsolescência, não apenas ganhou sobrevida, mas passou a ser um recurso essencial no mercado publicitário.

O que possibilitou essa retomada foram, justamente, as características de acesso rápido, simplificado, além da possibilidade de disponibilização de informações que podem ser integradas nessas etiquetas digitais.

Ainda não sabe como utilizar essa ferramenta para potencialização de estratégias de Marketing? Continue lendo nosso post e fique ligado!

O que é QR Code?

O QR Code, do termo em inglês “Quick Response Code”, se trata de uma etiqueta de código rápido que permite o armazenamento e acesso a arquivos, conteúdos, dados, sites e páginas na internet por meio de sua leitura. Semelhante a um código de barras, embora com finalidade diferente, ele pode ser facilmente escaneado por qualquer smartphone, tablet ou dispositivo com acesso à internet, bastando somente apontar a câmera embutida no aparelho.

O funcionamento é bem simples: todo QR Code tem um destino associado a ele, ou seja, a leitura vai direcionar para um link ou executará uma ação qualquer, como o envio de uma mensagem, por exemplo.

O QR Code vem sendo uma tecnologia bastante difundida atualmente, presente em várias situações da vida cotidiana, como nos cardápios, revistas, lives e programas de TV. Ele se tornou uma ferramenta de engajamento poderosa, especialmente diante da diversidade de possibilidades de aplicação do código, e principalmente com a proposta de possibilitar maior interatividade com o consumidor.

As Vantagens de Utilizar o QR Code em sua estratégia de Marketing

O QR Code é, acima de tudo, uma ferramenta extremamente barata e segura, que pode ser utilizada para uma variação enorme de estratégias de marketing, desde o aumento de vendas, até mesmo o crescimento da credibilidade da sua empresa, direcionando clientes à promoções e informações exclusivas, gerando interações e maior grau de conhecimento sobre o produto oferecido.

Entre as principais vantagens, podemos destacar:

– Aumento do engajamento através de ofertas de conteúdos extensivos ao produto;

– Fortalecimento na relação com o cliente, graças às possibilidades de atendimento;

– Aumento das conversões com o direcionamento a landing pages;

– Aumento da interatividade com conteúdos diversos;

– Facilidade de acesso a novos conteúdos;

– E possibilidade de desenvolvimento de um banco de dados que auxilia no monitoramento do público-alvo.

Como usar QR Code nas campanhas de marketing?

Não existe qualquer exagero em afirmar que os limites da utilização do QR Code em campanhas publicitárias estão na imaginação de quem desenvolve tais estratégias. Afinal, de forma bastante efetiva, esse código pode ser usado em várias esferas de uma empresa.

Na área de vendas e marketing, a ferramenta está associada com conceitos de interatividade, integração, dinamismo e simplificação de acesso pelo público-alvo. Através dele é possível medir o alcance das ações designadas, já que a ferramenta permite, entre tantas outras possibilidades, levantamento de quantas pessoas se relacionaram com a propaganda, interagiram com o produto ou se interessaram pelos serviços ofertados.

Os objetivos podem variar desde um simples incentivo a uma inscrição em newsletter, como interações com redes sociais, acesso ao site com mais informações sobre o produto ou a concessão de descontos vinculados ao acesso.

Para usar o QR Code na sua estratégia, separamos algumas orientações importantes:

1) Conheça bem o seu público

O sucesso de qualquer campanha de marketing está diretamente ligado ao nível de familiaridade que o público-alvo terá com a linguagem que será escolhida para transmitir a mensagem. Com o QR Code, não será diferente.

Ainda que a ferramenta não seja nenhuma grande novidade tecnológica, ele exige uma familiarização mínima com smartphones, algo que é extremamente usual para adultos e adolescentes, mas pode não ser tão conhecido por um público mais velho ou que não tem o costume de usar o celular como segunda tela.

Neste cenário, a utilização do QR Code em estratégias direcionadas para um determinado nicho de mercado, especialmente relacionados com tecnologia, moda e estilo de vida, ou, ainda, uma segmentação por faixa etária, renda e consumo de mídia, tendem a gerar resultados mais adequados.

Em alguns casos, pode ser interessante desenvolver estratégias híbridas, que possam conter o QR Code para um público mais familiarizado e, ao mesmo tempo, educar o novo público a utilizá-lo, até que essas pessoas estejam familiarizadas com essa tecnologia e possam aproveitá-la melhor em campanhas mais elaboradas.

2) Integre o QR Code à mensagem

O QR Code deve ser entendido como uma ferramenta complementar à estratégia de marketing a ser desenvolvida, e não como a própria estratégia em si. A utilização da tecnologia de forma não integrada a uma mensagem específica possivelmente trará resultados aquém daqueles esperados.

Ao elaborar a peça publicitária, o operador deve ter em mente que a mensagem principal deve ser passada de forma imediata, servindo o QR Code como elemento de acesso a um complemento à informação principal. A tecnologia deve servir como um elemento integrativo às suas ações.

3) Torne o QR Code mais acessível

Por mais que exista a certeza que a mensagem é adequada para ser desenvolvida junto a um público específico, já familiarizado com a tecnologia, é sempre aconselhável que o QR Code seja acompanhado por formas de acesso complementar ao conteúdo específico explorado através da ferramenta.

Isso pode ser feito através da simples indicação de outros canais de acesso ao mesmo conteúdo, tais quais endereços eletrônicos, sites ou até mesmo números telefônicos, caso o objetivo seja estabelecer comunicação com um público menos relacionado com elementos tecnológicos.

Certo é que a popularidade dos smartphones e tecnologias similares fez com que o QR Code se transformasse em um novo e essencial elemento às estratégias de Marketing, capaz de ser explorado de várias formas para potencializar estratégias de venda e campanhas publicitárias.

E aí? Está familiarizado com o QR Code? Já imaginou as possibilidades que essa importante ferramenta pode trazer para sua campanha publicitária? Conheça de forma ainda mais detalhada novas estratégias de como utilizar a tecnologia como elemento potencializador de seu negócio com a Revista Villa Flores.

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